Concurso Público, legal ou ilegal ?

Concurso Público, legal ou ilegal ?

jan 16, 2020 0 Por heliodefaria

E do conhecimento da população conjacuipense e também de fora, que foi publicado  um edital conclamando aos interessados, um concurso publico aqui na cidade.  Ate ai nada demais, de tempo em tempo, é normal  o executivo fazer um chamativo devido ao desenvolvimento e o aumento da população, requer a criação de cargos que anteriormente não existia no quadro de funcionários, por questão da não utilização dessa profissão.

O tempo vai passando, vem o desenvolvimento natural, e necessita do aumento de servidores  para que possa existir um bom desempenho no funcionamento do executivo, tanto em numero quanto a criação de cargos.

Em todo concurso público, tem que existir uma lisura desde a escolha da firma que vai direcionar e conduzir este concurso, criar uma nova lei ou utilizar uma vigente, e, se houver criação de cargos, o executivo terá que solicitar ao legislativo, uma autorização para que estes cargos possam ser criados.

A Gestora usou esse caminho menos um, a autorização no legislativo para a criação desses cargos, autorização essa que foi solicitada em agosto de 2019, logo em, seguida pediu a retirada devido a erros de redação e retornando no final de novembro, não dando tempo útil para analise da comissão e posterior envio ao plenário para que fosse aprovado, foi em cima do recesso parlamentar.

O projeto de lei encontra se na Câmara, distribuído para a comissão responsável, esperando parecer do relator e posteriormente enviada a plenário para os vereadores deliberarem, mas a Gestora mesmo assim, publicou o edital para o concurso publico no dia 23 de dezembro, aumentando o numero de vagas para o funcionalismo e  criando mais de 50 cargos.

É Legal?

O concurso em si, é legal, Mas com vícios, devido a não aprovação pela Câmara ao projeto de lei com a devida criação desses cargos, que talvez aconteça tão logo na volta do recesso.

Olho vivo, porque  cavalo não desce escada!

Helio Defaria