Secretário de Saúde confirma primeiro caso de coronavírus em Feira de Santana.

Secretário de Saúde confirma primeiro caso de coronavírus em Feira de Santana.

mar 6, 2020 0 Por heliodefaria

O Secretário de Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas Boas, acabou de publicar em seu Twitter que a Bahia tem seu primeiro caso confirmado de Coronavírus . Trata-se de uma mulher de 34 anos, que reside em Feira de Santana. Segundo o secretário, ela retornou da Itália no dia 25 de fevereiro.

“Comunico a confirmação do primeiro caso IMPORTADO do novo coronavírus (Covid-19) na Bahia, nesta sexta-feira (6). Trata-se de uma mulher de 34 anos, residente na cidade de Feira de Santana, que retornou da Itália em 25 de fevereiro”, publicou o secretário na rede social.

O secretário publicou também que a paciente encontra-se em casa, em Feira, “assintomática, com orientação de permanecer em isolamento, adotando as medidas de precaução de contato”. Segundo Fábio Vilas Boas, o monitoramento é realizado pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA) em conjunto com a vigilância municipal de Feira de Santana.

“Importante ressaltar que não há qualquer motivo para pânico. Esse é um vírus que causa quadro gripal, assim como diversos outros já existentes. Em verdade é até menos letal que o H1N1”, disse o secretário.

Segundo a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sebab), “o primeiro atendimento dela e as amostras foram coletadas em um hospital particular de Salvador sendo enviadas para a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro, que é a referência nacional do Ministério da Saúde. O resultado laboratorial confirmando o diagnóstico foi concluído hoje.”

Comitê em Feira

A Secretaria Municipal de Comunicação Social (Secom) informou a reportagem que, após a confirmação do primeiro caso de Coronavírus em Feira de Santana, a Prefeitura Municipal vai instalar um comitê hoje, às 16h no gabinete do prefeito Colbert Martins para definir as ações referente a doença na cidade.