A Campanha com um marqueteiro!

A Campanha com um marqueteiro!

jun 28, 2020 0 Por heliodefaria

Me responda com sinceridade: quantos horários eleitorais você já assistiu?

A maioria das pessoas que eu conheço nunca assistiu a um programa eleitoral inteiro. Elas acham uma grande perda de tempo.

E, sinceramente, quem sou eu para julgá-las?

Nós já temos resistência à propaganda tradicional, imagina à eleitoral!

A audiência não torna ninguém melhor ou pior, apenas prova que a propaganda eleitoral oferece um conteúdo fraco.

Mesmo quem considera importante ouvir o que os candidatos tem a dizer, sente que aquele conteúdo não tem valor nenhum, não ganhamos nenhum benefício consumindo. Ou seja, é um verdadeiro tanto faz como tanto fez.

Ai, a televisão é desligada. Cadê o conteúdo? Nesse caso um marqueteiro em sua campanha será de uma utilidade impar, ele sabe criar, esta acostumado, a fazer a diferença. A internet e a pandemia mudou o jogo para essas eleições.                                                         

Hoje, além da televisão, do rádio e das mídias impressas, as campanhas políticas contam com grande investimento em redes sociais.  Basta dar uma olhada no Facebook para ver vídeos de campanha rodando na timeline e adesivos de apoio a candidatos na foto de perfil de várias pessoas.

Isso porque os marqueteiros eleitorais já sabem o que muitos candidatos ignoram. É preciso diversificar os canais para alcançar as pessoas onde elas estão. Se sua pessoa está no Facebook e você não, você está jogando uma baita oportunidade de relacionamento no lixo!

Se tem uma coisa que ninguém aguenta em campanhas políticas é aquela enxurrada de promessas, concorda? Tudo parece muito subjetivo, ninguém mostra nada de concreto.

Como eleitor, eu tenho certeza que você quer que os candidatos mostrem provas de que o que está sendo prometido pode ser cumprido. Do contrário, tudo que eles falam é considerado balela.

Acontece que da mesma forma que é difícil ganhar uma eleição na lábia, é difícil fechar uma venda na base da promessa. Seus leads querem provas do que sua solução pode fazer por eles.

Analise comigo: um político tentando reeleição sempre mostra o que já fez que deu certo, os resultados alcançados. Ou seja, mostra casos de sucesso

E mesmo aqueles, que não tem muito o que apresentar porque estão na primeira candidatura (ou não fizeram nada mesmo né) mostram depoimentos de apoiadores e aliados.

Um caso muito comentado aqui no Brasil foi o da polêmica eleição do comediante Tiririca como deputado federal. Independentemente do que você pensa disso, vocês lembram como foi a campanha? Ele não tirou a carapuça de palhaço, mesmo quando falava em coisas sérias como as eleições.

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O Tiririca faz deboche da política para mostrar ao eleitor mais irreverente e descrente que é igual a ele e não acredita nas instituições. E tanto funciona que ele não apenas foi reeleito, mas conseguiu ser o segundo deputado mais votado em 2014.

Então uma das mais eficazes lições de marketing eleitoral é: se você quer criar identificação com seu público, construa narrativas em torno da sua solução com as quais o cliente pode se identificar

Conclusão: Existem muitas lições de marketing eleitoral pra aprender