Fiat e Jeep Lançarão “carro por assinatura” no Brasil, entenda

A nova companhia entra para o nascente mercado de “carro por assinatura”, em que o cliente paga pelo veículo como pagaria por um serviço, e não como um bem de consumo. Nesse modelo, toda a burocracia, como impostos, revisões e seguros, fica por conta da empresa, e o usuário simplesmente utiliza o carro.

No chamado projeto piloto da Flua!, clientes de Curitiba (PR), São Paulo (SP) e algumas cidades do interior paulista poderão encomendar veículos totalmente personalizados ou extremamente básicos a partir de janeiro de 2021. Todo o processo de escolha e customização será feito pelo app ou pelo site da Flua!; no momento da assinatura do contrato digital, o motorista saberá quando receberá o carro.

Ao todo, 32 concessionárias nos estados de São Paulo e do Paraná participarão do projeto, utilizando suas estruturas físicas de mostruário de test-drive para atender aos clientes que não se sentirem confortáveis em finalizar o processo sem ver o veículo pessoalmente. A nova empresa, contudo, já fala em expansão para outras regiões, mas sem citar locais.

Incialmente, o catálogo da Flua! contará apenas com veículos selecionados da Fiat e da Jeep. O modelo mais barato deve ser o Argo Drive 1.0, e nenhuma versão do supercompacto Mobi está presente no portfólio no momento.

Um novo consumidor

De acordo com Fábio Siracusa, líder do projeto na FCA, existe um novo consumidor do mercado automotivo, e a Flua! conseguiu identificar pelo menos cinco perfis para buscar atender. Além dos profissionais liberais e das pequenas empresas, o serviço de assinatura deve apelar para jovens entusiastas de carros e motoristas que acreditam que a compra de um veículo não vale a pena devido à depreciação.

Por fim, existe um perfil que surgiu durante a pandemia do novo coronavírus, de pessoas que eram atendidas pelo transporte público e apps como Uber, mas agora não estão dispostas a correr o risco de infeção e passaram a considerar um veículo particular.

Qual é o benefício?

O maior benefício de fazer a assinatura de um carro é o fato de não ser necessário pagar uma entrada para adquirir o veículo. Em vez disso, a Flua! e suas concorrentes devem fazer uma análise de crédito dos clientes.

Os contratos da companhia devem ser feitos com prazos de 12, 24 ou 36 meses, nos moldes do que já existe nesse mercado. No fim do prazo de assinatura, a empresa deverá dar preferência para o atual cliente comprar o veículo que ele vinha utilizando.

O app da Flua! deve oferecer, ainda, assistência veicular 24 horas, agendamentos de manutenção, visualização de dados de contrato, consulta de multas, indicação de novos condutores e muito mais. “Queremos criar o melhor serviço de carro por assinatura do Brasil”, destacou Siracusa.

 Queremos criar o melhor serviço de carro por assinatura do Brasil

Caso o cliente bata o carro, o valor do seguro estará incluso na assinatura mensal, mas a franquia para acionar a seguradora será paga em coparticipação, com parte dela sendo de responsabilidade da Flua! e parte do usuário. Ainda não há valores definidos para isso.

Falando em valores, não foram divulgados preços para os serviços de assinatura veicular da Flua! A empresa deve começar a liberar essas informações no mês que vem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *