Rio de Janeiro e Niterói anunciam feriado de 10 dias para conter pandemia. Veja o que pode e o que não pode funcionar

As prefeituras do Rio de Janeiro e de Niterói anunciaram que as cidades terão 10 dias de feriado, entre esta sexta-feira (26) e o dia 4 de abril, para conter a disseminação do novo coronavírus nos municípios. O anúncio ocorreu nesta segunda-feira (22), em reunião para divulgar medidas mais restritivas nas cidades por pelo menos 10 dias. Após o dia 4 de abril, as medidas serão reavaliadas pelas autoridades.

“Esses 10 dias não são uma festa, não são 10 dias para comemorarem nada, é para demonstrar empatia e respeitar a vida. Essa variante está atingindo muito mais gente jovem, não são 10 dias de celebração”, afirmou o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes.

“Temos 670 pessoas internadas em leitos de CTI na cidade do Rio de Janeiro, um número muito preocupante”, afirmou o secretário de Saúde do Rio, Daniel Soranz.

“Nunca tivemos tantas solicitações de internação em um único dia. “Estamos no maior número de pessoas internadas simultaneamente em um leito de CTI por Covid-19”, acrescentou o secretário em sua conta no Twitter.

Dentre as medidas anunciadas para os próximos dias, os secretários afirmaram que será implantando toque de recolher entre às 23h e 5h. As autoridades decidiram manter o transporte público, para que profissionais da saúde e trabalhadores de serviços essenciais possam se locomover. 

As cidades também irão fechar restaurantes, bares e quiosques para atendimento presencial. Escolas, creches e universidades não poderão ter aulas presenciais. O campeonato carioca de futebol também está suspenso neste período. ,

Fica proibido:

– A permanência de pessoas em vias públicas das 23h às 05h
– Museus, galerias, bibliotecas, cinemas, teatros, casas de espetáculo e salas de apresentação
– Boates, danceterias, salões de dança, casas de festa e outros
– Salões de cabeleireiro, barbearias, institutos de beleza e estética
– Clubes sociais e esportivos e serviços de lazer
– Parques de diversões e circos
– Campeonato carioca de futebol

Podem funcionar:

– Lanchonetes, restaurantes e bares: exclusivamente para entrega em domicílio e
drive-thru, e retirada no local sendo proibido o consumo no local e a permanência de público no interior do estabelecimento
– Serviços de comércio de alimentos e bebidas, como supermercados, açougues, peixarias, hortifrutigranjeiros, padarias, lojas de conveniência e outros, sendo proibido o consumo no local e recomendada a ampliação do horário de funcionamento
– Farmácias e comércio de equipamentos médicos e suplementares, serviços assistenciais de saúde e óticas
– Assistência veterinária, serviços e comércio de suprimentos para animais
– Comércio de materiais de construção, ferragens e congêneres
– Transporte de passageiros
– Atividades industriais e obras de construção civil
– Serviços de entrega em domicílio
– Serviços de telecomunicações, teleatendimento e call center
– Serviços funerários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.