Curtas…porém grossas

Muito peso para Lula embalar

Uma longa conversa essa semana com dois experientes observadores da cena política da Bahia serviu para perceber como cada grupo político enxerga a campanha eleitoral deste ano no estado. Segundo avaliação de um aliado do PT, a eleição será duríssima. “Não existe vencedor antes de se abrir as urnas”. A aposta é que o ex-presidente Lula ajude a embalar a candidatura de Jerônimo Rodrigues, que tem a força da máquina do governo estadual e representa o projeto atual. 

ACM Neto chegou ao teto? 

Os aliados de Jerônimo dizem que ACM Neto começou a fazer campanha desde dezembro passado e já chegou ao teto nas pesquisas eleitorais. “O caminho natural agora é ele começar a cair”. O entendimento é que, se tiver segundo turno, o cenário se complicará ainda mais para o candidato do União Brasil. Os petistas dizem que o Partido dos Trabalhadores tem militância, é uma sigla de chegada e tem um candidato à presidência da República que é competitivo e pode definir a disputa.

Lula e os indecisos 

 “Não esperem uma eleição como foi a de Rui Costa e Zé Ronaldo. Será uma eleição duríssima e todos sabem disso”, enfatizou o governista, ao ressaltar que o foco agora é atrair a atenção dos indecisos, que poderão ser embalados pelo sonho de ver Lula novamente no poder.

Clamor por mudança 

Na mesma roda de conversa, o outro político experiente ligado ao ex-prefeito ACM Neto disse que o sentimento na capital e no interior era de mudança. De acordo com ele, há um clamor de lideranças políticas e da população por novos ares e práticas de gestão, “o que, aliado aos quase 16 anos de PT no poder, facilitará a pavimentação do caminho do ex-prefeito de Salvador ao Palácio de Ondina”. 

População madura 

O entendimento no grupo é que a população do estado tem maturidade o suficiente para decidir votar no 44, de ACM Neto, para o governo, e no 13, para colocar o Lula na presidência da República. O eleitor sabe diferenciar cada político. E mais, eles não precisarão se apresentar para o cidadão, pois já são conhecidos”. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.